1º Simpósio de Arte como Terapia

A Liga Acadêmica de Humanidades Médicas acredita que a arte é uma forma de se atingir o humano, pela sensibilização e catarse intrínsecas. E para demonstrar que a arte também pode ser uma forma terapêutica, juntamente com grandes profissionais da área, nos prestamos agora a realizar o 1º Simpósio de Arte como Terapia.

Confira a programação do evento:

SEXTA-FEIRA – 01/04/2011

18:00 – 18:30 – Credenciamento

18:30 – 19:30 – Abertura

Prof.ª Rosuita Fratari Bonito – Coord. Docente da LAHM;

Componentes da LAHM;

19:30 – 21:00 – Mesa redonda: O que é arteterapia?

Sandra Meire de Oliveira Resende Arantes – Arteterapeuta e Psicopedagoga Clínica e Institucional.

Dora Santoth – Arte educadora, Artista Plástica e Arteterapeuta; Especialista em terapia de Reiki Quântico e Corporal de Massopsicoterapia.

Maria Helena Dias e Silva – Professora de Arte Contemporânea e Artista Plástica.

21:00 – 22:00 – Apresentação musical

Grupo musical do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli

22:00 – Coquetel


SÁBADO – 02/04/2011

08:00 – 09:00 – A utilização da arte na formação de profissionais da área da saúde

Ms. Maria Augusta Silvestre de Melo

Mestre em Ciências da Comunicação, na área de Criatividade; Arteterapeuta; Psicodramatista; Especialista em Psicologia Clínica, Educadora Perinatal e Doula.

09:00 – 10:00 – A utilização da Musicoterapia na área médica

Ms. Elcione de Lima

Mestre em Musicologia pelo CBM/RJ, especialista em Musicoterapia pelo CBM/RJ, especialista em Musicoterapia na Saúde Mental pela UFG/GO, Saúde Coletiva e Saúde Ocupacional pela UFU/MG, entre outras.

10:00 – 10:15 – Coffee-Break

10:15 – 11:00 – Relato de caso: Anjos da Alegria

Grupo multiprofissional (teatrólogos, médicos, musicistas, psicólogos) que atua no Hospital do Câncer de Uberlândia e Hospital Santa Clara.

11:00-12:30 – OFICINAS

12:30-14:00 – Intervalo para Almoço

14:00-15:00 – A arte como recurso para o resgate da auto estima em idosos

Márcia Helena Sousa Rodrigues da Cunha

Artísta Plástica e Arteterapeuta.

15:00-16:00 – A Dança terapêutica

Adélia Maria Bufoni Costa

Médica patologista, especialista em Abordagem Holística e Dançaterapia.

16:00-16:30 – Coffee-Break

16:30-18:00 – OFICINAS

18:00-18:30 – Encerramento


As oficinas ministradas serão:

1. Fênix: Renascendo das cinzas

Trabalhando a renovação e transformação através de desenho e pintura.

Facilitadora: Maria Helena Dias e Silva – Artista plástica, professora de Arte Contemporânea, Arteterapeuta em formação.

2. Juntando os cacos e cacarecos

Oficina ministrada com sobras e descartes.

Facilitadora: Leila Cristina Abdalla Goya

Graduada em Educação Artística – Artes Plásticas, especializada em Arteterapia. Coordenadora das oficinas do atelier “Juntando os cacos e cacarecos” em Uberlândia, MG.

3. Música e saúde: O abraço musical e suas terapêuticas

A oficina de musicoterapia tem como finalidade principal a utilização  estruturada da música como processo criativo, para desenvolver e manter o máximo potencial humano. São atividades planejadas através das experiências musicais que possibilitam a auto espressão, comunicação e criação musical do ser a fim de promover e desenvolver habilidades nas esferas da comunicação e interação, no funcionamento e desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor. E um espaço em que o desenvolvimento pessoal e transpessoal são facilitados pelo silêncio e som: através dos elementos musicais como rítmo, melodia e harmonia desenvolvidos pela  participação ativa (cantar, compor e tocar instruemntos musicais) e passiva (ouvir, perceber e interpretar). Assim, fortalece e acorda no nível da criação, a consciência individual e social enfatizando o respeito, a aceitação, a empatia e a harmonia consigo e com o outro.

Facilitadora: Ms. Elcione de Lima

Mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM/RJ). Especialista em Musicoterapia, Musicoterapia na Saúde Mental, Métodos e Técnicas em Música, Educação Especial , Saúde Coletiva , Saúde Ocupacional , Gerontologia Social e Música no Século XX.

4. A alma do corpo

A partir da linguagem corporal, plástica e sonora, com foco  na relação corpo mente, pretende-se  provocar  através da auto percepção,  o reconhecimento  do próprio corpo,  percebendo que este ao abrigar  uma mente, necessite  estar em sintonia e  harmonia na  conexão   que favorece e estabelece  a ponte de equilíbrio, explorado neste processo da saúde  mental/física, simbolizada na sua essência como: “A Alma do Corpo”.

Facilitadora: Dôra Santoth

Arte educadora, Artista Plástica e Arteterapeuta pela UFG/GO; Especialista em terapia de Reiki Quântico e Corporal de Massopsicoterapia; Servidora Pública da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia-Go, Centro de Atenção Psicossocial – Caps Vida.

5. Essência em Movimento

Descobrindo o corpo como ferramenta de cura e alívio, trabalhando a arte da dança e toda sua energia renovadora.

Facilitadora: Adélia Maria Bufoni Costa

Médica patologista, especialista em Abordagem Holística e Dançaterapia.

 

AS INSCRIÇÕES ESTÃO ACONTECENDO DE SEGUNDA À SEXTA,  DAS 12 ÀS 13H, NAS BIBLIOTECAS DOS CAMPOS STA. MÔNICA E UMUARAMA. Não perca tempo, as vagas são limitadas!

  1. Parabéns pela iniciativa, pessoal!

      • lahmufu
      • 24 de março de 2011

      Adélia, nossa ilustre palestrante. Bom te encontrar por aqui. Nós, da LAHM, que agradecemos a sua disposição e gentileza de ceder um pouco do seu tempo e do seu conhecimento na área.

    • klenya tavares
    • 24 de março de 2011

    Gostaria de saber em qual local da biblioteca do santa mònica está sendo realizada a inscrição do simpósio. Estive lá e não encontrei ninguém.
    Obrigada!

      • lahmufu
      • 24 de março de 2011

      Olá Klenya! Amanhã, o pessoal vai estar no saguão principal do lado de fora da biblioteca. Te encontro lá…

    • Lorena Ladico
    • 24 de março de 2011

    Olá gostaria de saber se as incrições já encerraram pois hoje, quinta 24 de março, estive na biblioteca do umuarama para me inscrever e não havia ninguem no local. Gostaria de alguma informção pois tenho interesse em participar.

      • lahmufu
      • 24 de março de 2011

      Olá Lorena. As inscrições continuarão Segunda-feira às 12h no saguão da biblioteca, ok?

    • Cláudia Regina de Oliveira
    • 24 de março de 2011

    Muito bom esse Simpósio de Arteterapia que vem abranger os campos de trabalho da arte como terapia. Isso irá enriquecer o tratamento na área da dependência química ajudando a recuperar da doença da adicção. Muitos poderão ser beneficiados.

      • lahmufu
      • 24 de março de 2011

      Olá Cláudia. Nós da LAHM também acreditamos no enorme potencial terapêutico das artes. Agradecemos o elogio e esperamos encontrar você em eventos da Liga.

    • Kamilla Machado Nogueira
    • 24 de março de 2011

    Oi, boa tarde. Estou tentando fazer a inscrição para o simpósio desde ontem 23/03, mas não encontro vocês no saguão da biblioteca. Hoje tentei novamente cheguei ao saguão 12:40 e vocês já tinham ido embora. Quero muito participar do simpósio, mas nem amanhã ou segunda venho pra faculdade já que sou de Araguari e não tenho aula nesses dias. Poderia marcar te encontrar com vocês na terça feira na esquina do bloco 2E a tarde a 13:30?
    Obrigada

      • lahmufu
      • 24 de março de 2011

      Olá Kamilla. Agradecemos o seu interesse. Estaremos terça-feira no saguão da biblioteca do Umuarama. Das 12h às 13h. Passe por lá e garanta a sua vaga, ok?

  2. Sigam também o Simpósio de Arte como terapia no twitter!

    http://twitter.com/#!/simparteterapia

  3. Senhores, deixo aqui registrado a minha grande alegria quando me chegou a notícia da existência desta LIGA e dos objetivos aos quais ela se propõe. Espero que através destas iniciativas, possam-se fazer mais visíveis outros trabalhos de encontro à alma humana em suas diversas facetas. Abordagens, estas, tão responsáveis e sérias como as já conhecidas de todos nós. Dou os meus parabéns à professora Rosuíta e toda a equipe de alunos que fazem parte deste projeto. Forte abraço a todos,
    Déborah Maia
    psicóloga clínica ( Uberlândia)
    dança movimento terapeuta ( Uberlândia/ Buenos Aires)
    Educadora Somática ( Uberlândia/ Buenos Aires)

    • Maria Helena Dias e Silva
    • 3 de abril de 2011

    Muitos parabéns à Liga de Humanidades Médicas da UFU pelo brilhantismo comprovado em todo o processo de realização do evento “I Simpósio de Arte como Terapia”! Muitos abraços, como dizem ‘humanísticos’!…

    • Kamilla Machado Nogueira
    • 15 de abril de 2011

    Gostaria de parabenizá-los pela realização desse belíssimo I Simpósio de Arte como Terapia.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário